AMSTERDÃ, 15 de dezembro de 2022 /PRNewswire/ — A Adif AV anunciou esta semana que a proposta de design enviada pela UNStudio, com a b720 Arquitectura e a empresa de engenharia Esteyco, foi nomeada como a proposta vencedora na competição para a remodelação integral da Madrid-Chamartín Clara Campoamor.
A proposta foi indicada por um júri de 16 membros. Outras equipes pré-selecionadas foram BIG, Foster + Partners, OMA, ZHA, Grimshaw e KPF.
Ben van Berkel: “Estamos realmente satisfeitos que nosso design tenha sido indicado como a proposta vencedora para este projeto de regeneração urbana extremamente empolgante. Madri está se tornando rapidamente uma das cidades mais interessantes e atraentes da Europa. A transformação dessa área revigorará esta parte da cidade, ao mesmo tempo em que adicionará novos pulmões verdes a Madri. Estamos entusiasmados por termos trabalhado com os melhores parceiros locais possíveis nesta proposta, uma vez que a colaboração foi fundamental para o sucesso de nossa equipe”
A competição internacional foi lançada em 2020 pela Adif AV para transformar o centro ferroviário Madri-Chamartín Clara Campoamor em uma referência internacional para a mobilidade sustentável, multimodal, conectada e integrada.
A proposta da UNStudio, b720 Arquitectura e Esteyco obteve por unanimidade a pontuação máxima do júri, que considerou aspectos como funcionalidade – ferrovia, comercial e terciária -, viabilidade, acessibilidade e integração na cidade, sustentabilidade e inclusão, com o objetivo de transformar o complexo Chamartín em uma referência urbana em Madri.
Um elemento chave que a equipa considerou essencial no projeto proposto foi a manutenção e respeito das abóbadas históricas da estação de Chamartín, reconhecendo-as como um elemento singular e identificador da estação.
Ben van Berkel: “Nosso foco principal era manter e melhorar o complexo da estação existente e ativar seus arredores com uma mistura cuidadosa de programas rápidos e lentos; projetar um centro urbano altamente sustentável à prova de futuro, enquanto densifica e realmente ativa a área com o trabalho, a vida, o lazer e a aprendizagem. A nova área da estação melhorará muito esta parte da cidade, atraindo novos fluxos de pessoas e elevando a qualidade de vida nesse espaço de Madrid para o próximo nível.”
Ladeada por novas torres e em frente a uma praça pública, a nova estação proposta é transformada em um grande pátio urbano que serve como um centro de mobilidade totalmente integrado que oferece fácil acesso a outros meios de transporte.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/1969367/UNStudio_Chamartin.jpg
FONTE UNStudio
SOURCE UNStudio