PEQUIM, 19 de setembro de 2023 /PRNewswire/– Este é um relatório do China Daily:
Localizada no Planalto Qinghai-Tibete, conhecido como o “Terceiro Pólo da Terra”, a província de Qinghai, no noroeste da China, tem sido uma barreira fundamental para a segurança ecológica na Ásia e no resto do mundo. Ao longo de 10 anos de esforços, a província se tornou um modelo para a construção da civilização ecológica e da coexistência harmoniosa entre o homem e a natureza.
Qinghai é a quarta maior província da China em termos de área e abriga as cabeceiras dos rios Yangtze, Amarelo e Lancang. Ela também é conhecida por seus ricos recursos hídricos, solares e eólicos. Céu azul, montanhas verdes e águas claras estão entre as paisagens exclusivas de lá.
O Parque Nacional da Fonte dos Três Rios, localizado em Qinghai, estava entre o primeiro lote de parques nacionais na China. Ele possui um ecossistema único e uma concentração de biodiversidade em regiões de grande altitude.
O Lago Qinghai é o maior lago interior e salino da China. Dados de 2021 mostram que a área de água do Lago Qinghai aumentou quase 220 quilômetros quadrados na última década.
A Lei de Proteção Ecológica do Planalto Qinghai-Tibete entrou em vigor em 1º de setembro como parte dos esforços para regular a proteção ecológica do Planalto Qinghai-Tibete em nível nacional.
Os dados mostram que as populações de espécies ameaçadas, como leopardos das neves, antílopes tibetanos, gazelas tibetanas e grous de pescoço preto, têm aumentado ano após ano.
Qinghai também tem uma grande quantidade de desertos e terrenos baldios, tornando promissora a perspectiva de desenvolver energia limpa. Ao utilizar energia solar, hidrelétrica e eólica abundante, Qinghai está construindo parques de geração de energia fotovoltaica e usinas híbridas.
Até o final de 2022, a capacidade instalada da província para geração de energia atingiu 44,68 milhões de quilowatts, dos quais 91,2%, ou 40,75 milhões de kW, são provenientes de energia limpa. E 28,14 milhões de kW, ou 62,9%, são provenientes de novas energias.
Através de canais de transmissão de tensão ultra-alta, a eletricidade verde de Qinghai abastece o Aeroporto Internacional Daxing de Pequim e servirá os próximos Jogos Asiáticos de Hangzhou.
“Entendemos profundamente que a região da Fonte dos Três Rios e a ‘torre de água’ pertencem não apenas a Qinghai, mas também à nação e ao mundo. A província de Qinghai está se esforçando para construir barreiras de segurança ecológica aqui, promover o desenvolvimento verde e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para os humanos e a natureza”, disse Chen Gang, secretário do Partido de Qinghai, em um evento que promove o desenvolvimento da civilização ecológica de Qinghai em Xining, em setembro.
O evento convidou cerca de 150 representantes estrangeiros de quase 30 países para Qinghai para investigar as conquistas de Qinghai na construção de uma civilização ecológica e na promoção da harmonia entre a humanidade e a natureza.
Os líderes dos partidos políticos de diferentes países enfatizaram a importância da cooperação entre as nações para proteger o ambiente ecológico, dizendo que a China embarcou num caminho de modernização que promove a harmonia entre a humanidade e a natureza.
FONTE China Daily
SOURCE China Daily