JACARTA, Indonésia, 2º de outubro de 2023 /PRNewswire/ — Hoje, a ferrovia de alta velocidade da Indonésia entre Jacarta e Bandung, conhecida como WHOOSH, entrou oficialmente em funcionamento. A ferrovia reduz o tempo de viagem entre Jacarta e Bandung de 3,5 horas para apenas 40 minutos, o que impulsionará o desenvolvimento econômico ao longo da rota. A Huawei fez parceria com aChina Railway Signal & Communication (CRSC) e a China Telecom para construir uma rede ferroviária dedicada para a WHOOSH. Esta rede facilita a comunicação, o controle e o despacho dos trens em tempo real, oferecendo suporte técnico confiável e robusto para operações ferroviárias inteligentes, seguras e eficientes.
Sendo a primeira ferrovia de alta velocidade no Sudeste Asiático, a WHOOSH se estende por 142,3 quilômetros entre a capital, Jacarta, e o popular destino turístico de Bandung, na Indonésia. A velocidade máxima de operação dos trens é de 350 quilômetros por hora. A WHOOSH também é o primeiro projeto que aplica o sistema ferroviário de alta velocidade da China, incluindo todos os elementos da cadeia de valor do setor, fora da China. A WHOOSH marca a entrada da Indonésia na era ferroviária de alta velocidade.
A WHOOSH está equipada com o Sistema de Controle de Trem Chinês Nível 3 (CTCS-3), que foi desenvolvido de forma independente na China. Devido à alta velocidade em que os trens viajam e seus curtos intervalos de partida, uma rede de comunicações dedicada estável e confiável que oferece alta segurança, grande banda larga e operação e manutenção simples é crucial para o sistema de controle do trem. Isso garante que os trens funcionem de forma segura, tranquila e eficiente.
De acordo com Lai Chaosen, vice-presidente da Huawei Indonésia, a rede sem fio comboio-solo da WHOOSH adota a solução madura da Huawei e emprega intercalação na rede para uma cobertura perfeita. Ao atingir uma disponibilidade de até 99,99%, a rede garante a transmissão estável dos sinais de controle dos trens e a orquestração e programação inteligentes dos números dos trens e números de função.
A rede de dados utiliza equipamentos de comunicação de dados de última geração da Huawei, que garantem redes 100% seguras por meio de tubos rígidos nativos. Cada link é protegido por redundância, e a comutação de redundância pode ser concluída em apenas 35 ms.
A rede de transmissão utiliza o equipamento híbrido MSTP da Huawei, que oferece grande largura de banda e alta estabilidade exigidas por mais de 20 sistemas de trem de alta velocidade, como programação e comando, prevenção de desastres, vigilância por vídeo, emissão de bilhetes de passageiros e sistemas de telecontrole de energia. A rede também é capaz de atender aos requisitos de crescimento e evolução dos futuros serviços ferroviários.
Liu Jieping, engenheiro-chefe adjunto do Projeto Jacarta–Bandung da CRSC, explicou que o lançamento da WHOOSH representa um marco importante na estratégia global em curso da China para ferrovias de alta velocidade. A rede sem fio de comboio-solo, a rede de transmissão, a rede de dados e outras soluções de sistema fornecidas pela Huawei construíram uma rede de comunicações dedicada de alta qualidade para a WHOOSH e forneceram suporte técnico confiável para operações ferroviárias seguras e eficientes.
Dwiyana Slamet Riyadi, diretor presidente da PT Kereta Cepat Indonesia China (KCIC), declarou: “Gostaríamos de agradecer a todas as partes interessadas, especialmente à Huawei e à CRSC, por suas contribuições na preparação de soluções tecnológicas e infraestrutura ferroviária que são fundamentais para apoiar a operação do trem de alta velocidade Whoosh. A implementação compartilhada de soluções tecnológicas comprovadas e soluções operacionais do trem de alta velocidade Whoosh pode servir como referência para o desenvolvimento de outras infraestruturas ferroviárias de alta velocidade na Indonésia e projetos semelhantes em outros países da ASEAN”.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2234153/image_5027084_7531269.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2234155/image_5027084_7531380.jpg
FONTE Huawei
SOURCE Huawei