ESTOCOLMO, 26 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — Todos os anos, no Dia Mundial da Psoríase, comemorado em 29 de outubro, a comunidade internacional da psoríase une-se para promover a conscientização e lutar pelo progresso. O tema de 2023, “Acesso Universal”, destaca a necessidade de garantir Cobertura Universal de Saúde (CUS) para assegurar que todos, independentemente de sua localização, renda ou condição de saúde, possam acessar serviços essenciais de saúde. Esta iniciativa global reúne toda a comunidade para compartilhar conhecimentos e percepções sobre a psoríase e a CUS, dando um passo significativo em direção a um mundo mais saudável.
A psoríase é uma doença não contagiosa (DNC) grave, duradoura e dolorosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A psoríase também está frequentemente associada a comorbidades, sendo as mais comuns a obesidade, a hipertensão, a diabetes e as doenças cardiovasculares. Por exemplo, as pessoas com psoríase grave enfrentam um risco 46% superior de desenvolver diabetes do tipo 2 e uma probabilidade 58% maior de sofrer um grande evento cardíaco:1 É essencial que os benefícios da CUS abranjam o tratamento da psoríase e promovam cuidados holísticos e centrados nas pessoas.
Infelizmente, o acesso aos cuidados de saúde continua fragmentado e difícil. A escassez global de profissionais de saúde exacerba ainda mais o problema, limitando o número de provedores disponíveis para prestar atendimento essencial. Um número impressionante de pessoas – 3 bilhões de indivíduos em todo o mundo – não tem acesso adequado ao tratamento de doenças dermatológicas2, sendo que a Organização Mundial de Saúde estima que sejam necessários mais 15 milhões de profissionais de saúde para cumprir os compromissos da cobertura universal de saúde3. Infelizmente, os profissionais de saúde com experiência em doenças dermatológicas ou reumatológicas são ainda mais raros.
Para comemorar o Dia Mundial da Psoríase de 2023, Frida Dunger Johnsson, diretora executiva da Federação Internacional de Associações de Psoríase (IFPA), enviou uma mensagem poderosa: “O acesso à saúde deve ser universal e equitativo. Esperamos conseguir construir um futuro melhor e estamos comprometidos em tornar essa visão uma realidade para todas as pessoas que vivem com psoríase”.
Veja o ruandês Pierre contar sua história: https://www.youtube.com/watch?v=mwGluozx1AU
Para mais informações sobre o Dia Mundial da Psoríase de 2023 e como você pode participar, acesse: psoriasisday.org.
Sobre a IFPA
Fundada em 1971, a IFPA é a Federação Internacional de Associações de Psoríase. Os membros da IFPA representam mais de 60 milhões de pessoas que vivem com psoríase em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a IFPA, acesse: https://ifpa-pso.com.
1. NCD Alliance. “Addressing NCDs: Psoriasis and its Co-morbidities.” (“Abordando as DNCs: A Psoríase e suas Comorbidades”.) 2017 https://ncdalliance.org/resources/addressing-ncds-psoriasis-and-its-co-morbidities.
2. 9 Coustasse A. et al. “Use of teledermatology to improve dermatological access in rural areas.” (“O uso da teledermatologia para melhorar o acesso dermatológico nas áreas rurais”). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30741608/
3. Organização Mundial de Saúde. “Global Strategy on Human Resources for Health: Workforce 2030: Reporting at Seventy-fifth World Health Assembly.” (“Estratégia Global de Recursos Humanos para a Saúde: Força de Trabalho para 2030: Relatórios da 75ª Assembleia Mundial de Saúde”.) 2022. https://www.who.int/news/item/02-06-2022-globalstrategy-on-human-resources-for-health–workforce-2030.
CONTATO: Annika Sjöberg, [email protected], +46 (0) 70 749 58 20
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2253260/ACCESS_FOR_ALL.jpg
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/1747380/ifpa_Logo.jpg
FONTE IFPA
SOURCE IFPA