Primeiro Físico de Nacionalidade Chinesa Homenageado com o Prêmio Oliver E. Buckley de Física de Matéria Condensada em 2024

O Professor Qikun Xue da Universidade de Tsinghua e o Professor Ashvin Vishwanath da Universidade de Harvard ganharam o prêmio por seus avanços inovadores na pesquisa de materiais quânticos topológicos.

BEIJING, 26 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — O Professor Qikun Xue, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, professor da Universidade de Tsinghua e presidente da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, recebeu o Prêmio Oliver E. Buckley de Física de Matéria Condensada de 2024, o primeiro físico da nacionalidade chinesa a ganhar esta honra. Juntamente com o Professor Ashvin Vishwanath da Universidade de Harvard, eles foram reconhecidos “por estudos teóricos e experimentais inovadores sobre as propriedades eletrônicas coletivas de materiais que refletem aspectos topológicos de sua estrutura de banda “.

O Professor Xue comentou: “Esta conquista é a fruição do crescimento constante da China em força científica e tecnológica e o acúmulo de longo prazo de pesquisas científicas básicas desde que a reforma e abertura da China começou há quatro décadas. Esta honra pertence a todos os pesquisadores da equipe e a todos os cientistas chineses”.

Desde 2009, o Professor Xue tem liderado um esforço de pesquisa colaborativa com grupos de pesquisa da Universidade de Tsinghua, do Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Stanford para enfrentar o desafio formidável de realizar experimentalmente o Efeito Hall Anômalo Quântico (QAH). Superando inúmeros obstáculos e contratempos, no final de 2012, eles alcançaram um marco científico significativo ao se tornarem os primeiros do mundo a observar experimentalmente o efeito QAH em isolantes topológicos magnéticos.

As descobertas inovadoras do Professor Xue avançaram significativamente no campo da física, pioneiras em novos caminhos para a pesquisa global de matéria condensada. As implicações práticas são igualmente promissoras, uma vez que o efeito QAH e seus estados extremos sem dissipação têm potencial para revolucionar dispositivos eletrônicos de baixa energia no futuro.

Além dos materiais quânticos topológicos, o Professor Xue também está promovendo a pesquisa e o desenvolvimento científicos nas áreas de supercondutividade e supercondutividade de alta temperatura, que também recebem a atenção contínua de gerações de físicos há mais de cem anos.

Em 2012, o Professor Xue, liderando uma equipe de pesquisa do Departamento de Física da Universidade de Tsinghua, descobriu a supercondutividade de alta temperatura em um único filme de FeSe de célula unitária cultivado no substrato SrTiO3. Esta descoberta, publicada em um artigo em 2012, desafiou o entendimento comum sobre supercondutividade de alta temperatura e propôs uma perspectiva única e inovadora, manifestando o espírito exploratório dos cientistas chineses.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2258478/Professor_Qikun_Xue_China_s_scientist_win_award_field_condensed_matter.jpg

FONTE Tsinghua University

SOURCE Tsinghua University

Go to Source