CANTÃO, China, 30 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — A economia global desacelerará 3,1% em 2023, uma vez que o endurecimento da política monetária, a guerra na Ucrânia e os efeitos persistentes da pandemia de COVID-19 continuarão afetando o crescimento global, de acordo com as projeções do Relatório de Finanças e Desenvolvimento Global de 2023 do IFF (IFF Global Finance and Development Report 2023).
Estima-se que o PIB da China cresça 5,2% em 2023 e desacelere 5% em 2024, já que o país lançou uma série de pacotes de estímulo, de acordo com o Relatório divulgado durante a Reunião Anual do IFF de 2023 (IFF 2023 Annual Meeting) no sábado.
O Relatório agora projeta que a economia global continuará fraca em 2024, com o PIB global crescendo 3,1%.
Os preços globais para o consumidor cairão 7% este ano, abaixo dos 9,2% em 2022, e a inflação cairá ainda mais para 5,8% em 2024.
A economia dos EUA deve se expandir 2% em 2023, enquanto o PIB da UE deve crescer 0,8% este ano e 1,5% em 2023.
Olhando para o futuro, a economia global ainda enfrenta fortes ventos contrários — a inflação subjacente em muitos países ainda permanece bem acima das metas dos bancos centrais, enquanto questões geopolíticas, incluindo a guerra na Ucrânia, podem abalar ainda mais os mercados globais de energia e alimentos; o endurecimento da política monetária em um esforço para controlar a inflação pode reduzir ainda mais a demanda; as tensões geopolíticas podem desencadear ainda mais a desaceleração econômica e a inflação descontrolada; a incerteza do impulso do crescimento econômico da China este ano pode ter um impacto negativo no crescimento global.
O Relatório recomenda o endurecimento da política monetária sem sacrificar a estabilidade financeira global, consolidando a posição fiscal enquanto protege os grupos vulneráveis, acelerando a reforma estrutural, aprofundando a cooperação internacional e promovendo o multilateralismo.
O Relatório também analisou o mercado financeiro global, incluindo a crise bancária regional dos EUA, o impasse sobre o teto da dívida dos EUA, o impacto das taxas de juros sobre o desempenho da moeda e as dívidas governamentais e empresariais locais da China.
De acordo com o Relatório, é improvável que as vulnerabilidades do sistema financeiro da China se transformem em riscos sistemáticos.
O Relatório também examina os mercados global e chinês de títulos verdes, os mercados de carbono, bem como as políticas globais de financiamento verde. O IFF conclama as comunidades internacionais a unirem forças no combate à crise climática.
O Relatório também oferece informações sobre as finanças digitais globais, particularmente sobre a aplicação de tecnologias, incluindo big data, blockchain e inteligência artificial.
O Relatório de Finanças e Desenvolvimento Global do IFF (IFF Global Finance and Development Report), divulgado todos os anos durante a Reunião Anual do IFF (IFF Annual Meeting), oferece informações sobre a economia chinesa e global, bem como sobre os mercados financeiros.
FONTE International Finance Forum (IFF)
SOURCE International Finance Forum (IFF)