Desenvolvidos ao longo do ano, todos os trabalhos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, são guiados pelos objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da ONU
SÃO PAULO, 30 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — Com o fim de mais um ano se aproximando, o Colégio Pentágono abriu as portas de suas unidades para receber a comunidade escolar em mostras especiais que celebram a trajetória de aprendizado dos estudantes. Ao longo do ano, as turmas foram desafiadas a desenvolver projetos relacionados a temas específicos, todos orientados por perguntas norteadoras. Os resultados foram apresentados aos pais e famílias nas Mostras de Projetos nas unidades do Colégio.
Os trabalhos e apresentações presenciais marcam a finalização do processo de aprendizagem daquele ano letivo, com trajetórias interdisciplinares, multidisciplinares e colaborativas. “Constatar o produto final dos projetos integradores, interação, criatividade, temas transversais – como questões sociais, sustentabilidade e diversidade (ESG) -, consistência pedagógica e a alegria dos estudantes apresentando e mostrando para as famílias foi motivo de muito orgulho de toda a equipe pedagógica e nossos alunos. Acompanhar o processo durante o ano todo e ver onde podemos chegar é maravilhoso!”, diz Patrícia Nogueira, Diretora Pedagógica Geral da Rede Pentágono.
Os Projetos Integradores do Pentágono
Os Projetos Integradores são criados a partir de eixos temáticos e incentivam o desenvolvimento dos alunos em todas as áreas de conhecimento. As metodologias ativas dão ênfase ao protagonismo do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo. Com problemas e situações reais, os jovens são instigados a procurar soluções possíveis para os desafios apresentados. Como resultado, eles se engajam em questões da sociedade e do mundo, contribuindo para a transformação da realidade em que vivem.
“Para esta experiência utilizamos a metodologia ativa chamada ‘Aprendizagem Baseada em Projetos’, que consiste em permitir que os alunos confrontem as questões e os problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo de forma colaborativa em busca de soluções”, reforça a diretora. Portanto, os temas abordados são alinhados à Agenda de 2030 da ONU, que contempla 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Nessa jornada, os estudantes podem abordar saúde, agricultura, educação, energia, inovação, cidades sustentáveis, entre outros. Os trabalhos de pesquisa são feitos de forma multidisciplinar e interdisciplinar e envolvem saídas culturais e pedagógicas.
Confira o Projeto Integrador de cada ano:
Educação InfantilG2/G3 – De onde vim? Para onde vou? – As crianças exploram suas origens, famílias e vivências, ao mesmo tempo em que se adaptam ao novo mundo da escola: novos espaços, amigos, brincadeiras e convivências.
G4 – Eu pertenço a um grupo – Apresenta à criança a percepção do outro, a construção de relações de convivência e o sentido de pertencimento ao grupo.
G5 – O que precisamos para viver? – Depois de entender suas próprias origens e compreender a existência de uma sociedade, pertencer a um grupo, a criança passa a explorar o que é essencial na vida: ar, casa, comida, amigos.
Anos Iniciais1º Ano – Somos Crianças – Os estudantes desvendam como é ser criança em diferentes países, na escola, na família e em tempos antigos. O objetivo é explorar a identidade da criança e seu desenvolvimento.
2º Ano – Eu, você e o mundo – Tem como objetivo o conhecimento, apropriação e conscientização de atitudes que visam diminuir os danos causados e transformar a nossa relação com o lugar em que vivemos.
3º Ano – Você tem fome de quê? – Para promover mais saúde e qualidade de vida, os estudantes exploram diferentes tipos de “fomes” que podem existir, indo além dos limites do corpo físico. Fome de arte, música, diferentes culturas, conhecimento, aprendizado, solidariedade e empatia.
4º Ano – Sou do Brasil, o Brasil é nosso – Tem o intuito de despertar a consciência crítica dos alunos e, assim, formar uma sociedade mais atenta à importância da preservação dos biomas brasileiros.
5º Ano – A cidade que eu quero para mim – Planejar a cidade ideal para se viver vai além de simplesmente sonhar. Com leitura, pesquisa, levantamento de hipóteses e discussões, os alunos entendem a relação da natureza com a urbanização e, a partir disso, desenvolvem uma cidade nova.
Anos Finais6º Ano – Identidade – Um trabalho de pesquisa que desperta o aluno para o autoconhecimento, à medida que ele passa a desvendar sua história. Além disso, colabora na ampliação do olhar para o contexto e o mundo em que o estudante está inserido.
7º Ano – Identidade e Diversidade – Desperta o aluno para o reconhecimento da responsabilidade que possui sobre si, pelo outro e pelo mundo. Relaciona as dimensões subjetivas, sociais e ambientais do pensamento ecológico, exercitando o protagonismo, o autocontrole e a perseverança.
8º Ano – Identidade e Transformação – Possibilita a reflexão sobre as mudanças físicas, sociais e emocionais que marcam a vida na adolescência. Colabora na percepção da potência do corpo humano, permitindo que o estudante avance em seu desenvolvimento de forma plena.
9º Ano – Identidade e Olhares – Na busca pelo encontro de suas identidades, os estudantes descobrem a própria cidade, seus desafios e encantos. É preciso conhecer, ver e viver, afinal, não amamos o que não conhecemos.
Ensino Médio
Mostra relacionada aos itinerários formativos:
Vida e Natureza
Ciências e Matemática
Artes, Linguagens e Ciências Humanas
Negócios e Empreendedorismo
Sobre o Colégio Pentágono
O Colégio Pentágono é uma das melhores escolas de São Paulo, referência no ensino integral dos alunos, com evolução gradual do brincar na infância para aquisição de conteúdo ao longo do Ensino Fundamental e Médio. Como resultado, o Pentágono ocupa um lugar de destaque entre as escolas que mais aprovam nos processos seletivos de universidades nacionais e internacionais. Fundado em 1971 por Nancy Izzo, o Pentágono tem três unidades – Alphaville, Morumbi e Perdizes – e prepara estudantes, de 3 a 18 anos, para terem espírito crítico e autoconhecimento. Com mais de 50 anos de vida, a escola continua sua trajetória comprometida com a excelência acadêmica e a formação integral dos alunos. De orientação humanista, o propósito do ensino é permitir a liberdade de manifestação do pensamento, da crítica, da emoção e da imaginação, tornando o aluno o protagonista do conhecimento. Para garantir a excelência pedagógica, a escola investe na formação dos professores, com incentivo para o desenvolvimento das capacidades tecnológicas e atualização constante do que há de mais moderno na educação e suas disciplinas. Com importantes diferenciais, o Pentágono é referência na formação do inglês como segundo idioma, com atividades do learn&play, na Educação Infantil e Anos Iniciais, e do Bridges, nos Anos Finais e Ensino Médio. Também prepara para certificações específicas (Cambridge, IELTS e Toefl) e orienta os alunos que querem se graduar nos Estados Unidos, Canadá ou Reino Unido. A escola traz inovações metodológicas que favorecem o desenvolvimento das competências que serão exigidas das novas gerações em um mundo de mudanças constantes.
FONTE Colégio Pentágono
SOURCE Colégio Pentágono