Em crescimento, Cloud Computing oferece oportunidades para empresas de TI

SÃO PAULO, Brasil, 31 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — O mercado de cloud computing cresce ano a ano, com projeções do Gartner indicando que 95% das novas cargas de trabalho digitais serão implantadas na nuvem até 2025 – percentual que era apenas 30% em 2021. Para a uni.cloud, empresa provedora de serviços na nuvem, essa perspectiva abre uma série de oportunidades especialmente para as empresas de TI.

“A migração para a cloud vem agora de forma consistente, com as organizações já conscientes das vantagens e dos desafios da nuvem. E elas buscam parceiros de TI que facilitem essa jornada, oferecendo serviços de valor agregado e com custo previsível”, afirma Arley Brogiato, CEO da uni.cloud.

Dados referentes exclusivamente ao Brasil reforçam essa análise. Segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), 42% do processamento de dados nas empresas do país já é realizado na nuvem, percentual que aumenta conforme a área de atuação. Na indústria, por exemplo, 73% já usam tecnologias em nuvem.

Alguns fatores específicos motivam o mercado. Dentre eles, o Edge Computing, que oferece processamento de dados em data centers próximos da sede das empresas; a rede 5G; e a necessidade de manter a continuidade dos negócios.

“A nuvem atende a diferentes necessidades estratégicas das organizações, da proteção de dados à necessidade de lidar de forma rápida com picos de demanda. O parceiro de TI que souber identificar o que o cliente precisa e trouxer soluções assertivas pode se beneficiar dessa tendência de crescimento”, reforça Brogiato.

Desafios na busca por um Cloud Provider

Quem quer trabalhar com oferta de serviços na nuvem precisa antes lidar com um desafio: encontrar o Cloud Services Provider ideal. Vários fatores devem ser levados em consideração nessa busca, como:

  • Capacidade do provedor de garantir um SLA (service-level agreement);
  • Margem de lucro, com preço competitivo e receita recorrente;
  • Qualidade do suporte técnico;
  • Comprometimento com a oferta e com o prazo de entrega;
  • Localização (país ou Estado) dos data centers;
  • Atendimento humanizado;
  • Proteção na oportunidade;
  • Forma de faturamento (direto ou indireto ao cliente);
  • Oferta de serviços de valor agregado.

A previsibilidade e transparência no faturamento também são essenciais, para evitar pontos de atrito com os clientes. Além, claro, da qualidade da infraestrutura oferecida, que deve ter alta disponibilidade e redundância.

É importante sempre lembrar que todos os envolvidos no processo precisam estar atentos às normas de compliance, cumprindo com os requisitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e do Marco Civil da Internet. Portanto, o provedor de nuvem deve ser claro sobre as certificações e a localização dos data centers.

Esses desafios são algo que Brogiato observa com frequência nas suas interações com consultores, empresas e revendas de TI. “Nossa missão na uni.cloud é justamente conseguir sanar esses pontos e oferecer uma parceria de sucesso para todos, com excelentes resultados para o parceiro e seu cliente final.”

Para saber mais sobre o programa de parceiros da uni.cloud, acesse o site da empresa.

Sobre a uni.cloud
uni.cloud é um Cloud Service Provider com sede em São Paulo (SP) e uma rede de parceiros em todo o país. A empresa oferece soluções e serviços em nuvem tendo como base quatro pilares: computação, conectividade, segurança e continuidade dos negócios. Acesse uni.cloud ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2261313/cloud_computing.jpg

FONTE uni.cloud

SOURCE uni.cloud

Go to Source