PEQUIM, 15 de novembro de 2023 /PRNewswire/ — O presidente chinês Xi Jinping foi calorosamente recebido por autoridades americanas no aeroporto após sua chegada em San Francisco na terça-feira para uma cúpula com o presidente americano Joe Biden e para a 30ª Reunião dos Líderes Econômicos da APEC.
Autoridades americanas, incluindo o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e a Secretária do Tesouro, Janet Yellen, estiveram no aeroporto para receber o presidente Xi.
No caminho do aeroporto ao hotel, muitos chineses estrangeiros foram vistos acenando bandeiras nacionais da China e dos Estados Unidos para saudar Xi.
“Somos muito receptivos com ele. É muito importante que, com a APEC, seja uma boa oportunidade para ele e o Biden realmente redefinirem nosso relacionamento e continuar crescendo”, afirmou Robert Weisenmiller, ex-presidente da Comissão de Energia da Califórnia.
Os dois presidentes terão discussões profundas sobre questões de importância estratégica, abrangente e fundamental no que diz respeito a moldar as relações entre a China e os EUA e problemas significativos relativos à paz e ao desenvolvimento mundial, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, na segunda-feira.
As iminentes conversas de Xi com Biden serão o primeiro encontro face a face entre os dois presidentes desde que se encontraram nos bastidores da cúpula do G20 em Bali, Indonésia, no ano passado. Entretanto, 2022 provou ser difícil para os laços entre as duas nações, com a visita da então presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi, à região taiwanesa da China causando forte tensão nas relações.
O otimismo aumentou lenta e gradualmente ainda este ano. Pequim e Washington reestabeleceram comunicação e tiveram interações frequentes em vários setores nos últimos meses, definindo novas condições para as conversas vindouras entre os dois líderes.
O mundo está observando se os dois chefes de estado podem melhorar os resultados de Bali e fazer novos desenvolvimentos nos laços bilaterais em San Francisco.
“Fiquei animada quando vi os líderes chineses e os líderes americanos deixando de lado todas as diferenças quanto aos desafios geopolíticos que suas equipes estão discutindo regularmente para sentar e conversar na APEC. Eles reconhecem a importância desse tipo de engajamento”, afirmou Ertharin Cousin, ex-diretora do Programa Mundial de Alimentos da ONU.
Durante sua visita, o presidente chinês Xi Jinping também participará de uma série de eventos, com o objetivo de encontrar pontos em comum com os líderes das entidades econômicas da região Ásia-Pacífico. San Francisco é a cidade-sede da Semana dos Líderes da APEC 2023 de 11 a 17 de novembro, com o tema “Criando um futuro resiliente e sustentável para todos”.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2277741/APEC.jpg
FONTE CGTN