SHENZHEN, China, 6 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — O comércio digital é uma das tendências significativas no desenvolvimento econômico global e um novo foco para o desenvolvimento econômico da China. O Gabinete Geral do Governo Popular da Província de Guangdong divulgou recentemente o Aviso sobre a emissão do Plano de Ação Trienal para a Construção da “Área da Baía Digital”, que menciona que a plataforma de cooperação da Zona de Cooperação da Indústria de Serviços Modernos Qianhai Shenzhen-Hong Kong será totalmente utilizada para implementação experimental e piloto e que a integração profunda do desenvolvimento econômico, dos serviços públicos e da governança social entre Guangdong, Hong Kong e Macau será promovida por intermédio da digitalização.
Qianhai de Shenzhen implanta intensamente os setores econômicos digitais. A cidade tem uma base sólida nos campos do setor de informações e da digitalização. Nesse interim, o setor de informações bem desenvolvido de Qianhai e vários aplicativos de digitalização também têm uma forte demanda por novas infraestruturas, como nuvens e redes. A área está promovendo ativamente a construção de novos Pontos de Troca de Internet experimentais para facilitar a interconectividade das infraestruturas de informação na Área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, de acordo com a Autoridade da Zona de Cooperação do Setor de Serviços Modernos de Qianhai Shenzhen-Hong Kong.
O Centro de Excelência da Área da Grande Baía da EY foi oficialmente estabelecido em Qianhai em abril de 2023 com três áreas funcionais principais: uma zona de interação e exposição de tecnologia, uma zona de aplicação de tecnologia e P&D, e o Centro de Segurança Cibernética. William Huang, sócio-gerente da EY China South, disse em uma entrevista que a EY espera acelerar o desenvolvimento da inovação científica e tecnológica e da pesquisa e desenvolvimento com Qianhai como um importante hub para ajudar as empresas na área da Grande Baía a realizar a transformação digital e acelerar a incubação de empresas inovadoras, como também a fornecer os principais serviços de gerenciamento e operação de segurança cibernética do setor.
Qianhai está na vanguarda da construção de indústrias inteligentes e digitalização de parques industriais. Recentemente, o primeiro projeto de aplicação da “Plataforma de Serviços Abrangentes de Parques Inteligentes Shenzhen-Hong Kong” – Qianhai Shenzhen-Hong Kong Youth Innovation and Entrepreneur Hub foi premiado com o “Prêmio de Inovação Digital de Parques Industriais Inteligentes Líderes da China de 2023”.
Atualmente, vários módulos funcionais da Plataforma de Serviços Abrangentes de Parques Inteligentes Shenzhen-Hong Kong + estão disponíveis e funcionando de forma estável em vários projetos de parques, como as áreas central e norte do Qianhai Shenzhen-Hong Kong Youth Innovation and Entrepreneur Hub, Qianhai Towers, Qianhai Comprehensive Bonded Zone, International Talent Hub, International Legal Affairs Zone, Longhai Home Community, Tanglangcheng Talent Housing, Qianhai Builders Park e Youth Apartments, apoiando efetivamente a atualização inteligente dos serviços de operação dos espaços industriais de vários departamentos em Qianhai.
Estima-se que Qianhai tenha desempenhado um papel importante na preparação da infraestrutura de rede de próxima geração, modelos de negócios emergentes de comércio eletrônico internacional, plataformas de big data para comércio internacional e serviços de valor agregado digital. A área também está promovendo uma série de medidas de reforma digital com base no excelente ambiente de negócios existente, dando um novo impulso à sua demonstração de liderança no apoio ao desenvolvimento do comércio.
117 empresas líderes de comércio eletrônico internacional se estabeleceram em Qianhai com a ajuda da digitalização. No ano passado, o valor de importação e exportação do comércio eletrônico internacional em Qianhai atingiu 38,2 bilhões de yuans, um aumento de 178,8% em relação ao ano anterior. O valor de importação e exportação do comércio eletrônico internacional de janeiro a junho deste ano atingiu 20,51 bilhões de yuans, um aumento de quase cinco vezes em relação ao ano anterior.
FONTE Authority of Qianhai Shenzhen-Hong Kong Modern Service Industry Cooperation Zone