Primeiro Chardonnay produzido pela marca foi classificado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em segundo lugar na categoria
SÂO PAULO, 9 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — A vinícola InnVernia foi premiada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na última quinta-feira (07), pela produção do seu vinho Chardonnay Premium. Esse é o primeiro vinho de uva Chardonnay elaborado pela InnVernia, já conquistou o segundo lugar da categoria na premiação CNA Brasil Artesanal 2023, realizada em Bento Gonçalves (RS).
Marcelo Luchesi – Innvernia. PHOTO CREDIT: Wenderson Araujo/Trilux
Os societários da vinícola, cuja fábrica é instalada em Espírito Santo do Pinhal (SP), encontraram na cidade de Sant’Ana do Livramento (RS) o local ideal para a plantação da uva que resultou o Chardonnay Premium. Foi o que explicou o empresário Marcelo Luchesi durante a cerimônia, além de apresentar as origens do empreendimento que, em pouco mais de três anos, traçou condições para alcançar o título da CNA e se destacar em sua região produtora.
“A InnVernia é o resultado de um sonho de dois sexagenários de famílias de origem italiana. Precisávamos aprender a fazer vinho e, assim, construímos nossa vinícola”, disse Luchesi, também em nome de seu sócio, Eduardo Cruz, durante o evento. “Mas é impossível falar em vinho no Brasil sem pensar no Sul”, ponderou o empresário.
Além da fábrica no interior paulista, a InnVernia tem instalações em Bom Retiro (SC) e, ainda, nos Estados Unidos e no Chile. Apesar de ter iniciado as fabricações há relativamente pouco tempo, a vinícola é resultado de mais de duas décadas de pesquisas desenvolvidas por profissionais brasileiros e estrangeiros, com o intuito de valorizar técnicas tradicionais de produção a partir de metodologias inovadoras.
“A ideia é, no futuro, oferecer a verdadeira experiência dos terroirs distintos, quando nosso cliente poderá perceber o que é um vinho da Campanha, o que é um vinho de altitude, o que é um vinho de inverno. E acima de tudo, é com muita honra que colocamos a origem dessas uvas em nossos rótulos”, explica Eduardo Cruz, sócio da vinícola.
A Chardonnay é a uva de destaque para a elaboração de vinhos brancos. Sua versatilidade de adaptação aos diferentes terroirs – termo francês utilizado para designar características específicas das terras cultiváveis por vinícolas – possibilitou a expansão em diferentes regiões do mundo, garantindo, contudo, a originalidade do seu caráter em cada área de plantação.
Hoje, a InnVernia se consolidou como ponto de visita obrigatória em época de plantio de mudas na rota turística de Espírito Santo do Pinhal, localidade reconhecida por suas boas condições para a produção de vinhos nacionais. A vinícola traz ao Brasil variedades de uvas nunca antes plantadas no país. Como efeito, a InnVernia desenvolve vinhos reconhecidos pelo seu caráter, como o premiado Chardonnay Premium.
Sobre a InnVernia
Com o apoio de profissionais do Brasil e do exterior, InnVernia vem desenvolvendo vinhos únicos, em sua planta de produção na Serra da Mantiqueira, região do Espírito Santo do Pinhal, que desponta como celeiro de uvas de elevado potencial gerador de grandes rótulos.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2297070/MARCELO_LUCHESI.jpg
FONTE InnVernia