PEQUIM, 11 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — No marco da 15ª Feira Internacional de Comércio e Turismo Vietnã-China, ocorreu uma atividade de intercâmbio de canto antifonal no Rio Beilun, o rio fronteiriço entre a China e o Vietnã, em 30 de novembro.
Cantores chineses e vietnamitas interpretaram canções que enaltecem a estreita amizade entre os povos dos dois países.
Como países socialistas e vizinhos amigos, a China e o Vietnã presenciaram mais de sete décadas de relações diplomáticas com laços estreitos entre as duas nações.
Amizade de longa data
O Embaixador Chinês no Vietnã, Xiong Bo, disse ao China Media Group que há muitas condições favoráveis para o intercâmbio interpessoal entre a China e o Vietnã.
Com heranças históricas e culturais semelhantes, o povo vietnamita está muito familiarizado com a história chinesa e o confucionismo, sendo que os filmes chineses contemporâneos, bem como as séries de TV, são muito populares entre os vietnamitas, disse ele.
A fim de impulsionar a compreensão mútua e a amizade entre as duas nações, a China e o Vietnã enfatizaram a importância de trabalhar na cooperação educacional.
Zheng Dawei, conselheiro educacional da Embaixada da China no Vietnã, disse que mais de 50 instituições de ensino superior no Vietnã oferecem matérias ou cursos de língua chinesa, com 15 mil estudantes aprendendo chinês no nível de ensino superior.
Segundo uma declaração conjunta sobre o aprofundamento da parceria da ampla cooperação estratégica China-Vietnã emitida no ano passado, a China anunciou que, nos próximos cinco anos, irá oferecer ao Vietnã mais de 1.000 bolsas de estudo do governo chinês e mais de 1.000 bolsas internacionais para professores de língua chinesa, ajudando o Vietnã a formar talentos de alto nível e professores do idioma chinês.
De 2021 a 2022, mais de 27.000 estudantes vietnamitas estudaram na China, com mais de 1.700 deles recebendo bolsas de estudo do governo chinês, afirmou o Embaixador Xiong.
Xiong disse que a base da opinião pública entre ambos as partes precisa ser ainda mais intensificada. As duas partes deveriam dar maior importância ao fortalecimento da amizade entre China e Vietnã, observou.
São esperados mais intercâmbios entre as pessoas dos dois países.
Após o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, o Secretário Geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, foi o primeiro líder estrangeiro convidado para uma visita à China.
A convite de Trong e do Presidente do Vietnã, Vo Van Thuong, o Presidente da China, Xi Jinping, fará uma visita oficial ao Vietnã de 12 a 13 de dezembro.
Os líderes irão discutir a melhoria das relações China-Vietnã com foco em seis áreas principais: política, segurança, cooperação prática, suporte público, assuntos multilaterais e questões marítimas, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, em uma coletiva de imprensa habitual.
Durante uma reunião com Thuong em outubro, que esteve em Pequim para o terceiro Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, o Presidente Xi disse que os dois países deveriam continuar forjando vínculos mais estreitos entre os dois povos, sobretudo entre a geração mais jovem, a fim de transmitir a amizade tradicional de geração em geração.
Os vietnamitas também esperam laços mais intensos entre as duas nações. Le Nguyet Quynh, vencedora do segundo prêmio da 16ª Ponte Chinesa, Competição de Proficiência em Chinês para Estudantes Estrangeiros do Ensino Médio, disse que estuda chinês há seis anos e está na expectativa da próxima visita do Presidente Xi.
“Espero que depois desta visita haja mais oportunidades para que os jovens dos dois países se comuniquem entre si e aumentem nossa relação”, disse Le.
FONTE CGTN