Ex-presidente do Cazaquistão, Nazarbayev, discursa no Clube de Astana sobre a necessidade urgente de distensão nuclear

ASTANA, Cazaquistão, 16 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — Nos dias 11 e 12 de dezembro, a capital do Cazaquistão sediou a VII reunião do Clube de Astana, que reuniu os principais especialistas internacionais para discutir questões globais urgentes.

Durante seu tradicional discurso, o presidente do Clube, o ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev, declarou a necessidade de ações urgentes para alcançar o desanuviamento nuclear internacional.

“Em janeiro de 2023, o Relógio do Juízo Final foi adiantado em 10 segundos – para 90 segundos para a meia-noite. Isso significa que estamos mais perto de uma catástrofe nuclear do que nunca”, disse ele.

Nazarbayev enfatizou a relevância especial da Aliança Global de Líderes para a Segurança Nuclear e um Mundo Livre de Armas Nucleares (GAL), estabelecida por sua iniciativa em 2019, reunindo 89 membros de 45 países, incluindo ex-chefes de estado, laureados com o Nobel e diplomatas proeminentes.

Desafios de não proliferação e desarmamento exigem a ativação de todos os membros no movimento antinuclear“, afirmou o ex-líder cazaque.

Como exemplo positivo no desarmamento nuclear global, Nazarbayev citou a experiência do Cazaquistão sob sua liderança.

“Somos o primeiro país a encerrar os testes nucleares no maior local de testes do mundo em Semipalatinsk; também renunciamos voluntariamente e destruímos o quarto maior arsenal nuclear do mundo“, lembrou Nazarbayev.

Ele também observou que, em 2017, o Cazaquistão estabeleceu um Banco de Urânio de Baixo Enriquecimento (LEU) sob a égide da AIEA, com um estoque de 90 toneladas métricas de urânio de baixo enriquecimento para os Estados que desejam desenvolver programas nucleares pacíficos.

Recentemente, em 6 de dezembro, a segunda reunião do Grupo de Planejamento Estratégico da GAL foi realizada em Viena (Áustria).

Durante a reunião, foi enfatizado que o uso de armas nucleares está se tornando um dos cenários realistas em um futuro próximo. No contexto do conflito na Ucrânia, as consequências de um desastre causado pelo homem na usina de Zaporizhzhya podem ser dez vezes mais catastróficas do que em Chernobyl.

Portanto, hoje, garantir a segurança das instalações nucleares na zona de conflitos bélicos exige esforços conjuntos urgentes de toda a comunidade internacional.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2302135/Astana_Club_1.jpg 

Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/1960038/3792775/Astana_Club_Logo.jpg

FONTE Astana Club


Go to Source