PEQUIM, 1 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ — A meta final da China é oferecer uma vida melhor às pessoas, disse o presidente chinês Xi Jinping durante seu discurso de Ano Novo no domingo em Pequim para celebrar 2024.
“Nossos filhos devem ser bem cuidados e receber boa educação. Nossos jovens devem ter oportunidades de seguir carreiras e ser bem sucedidos. E nossos idosos devem ter acesso adequado a serviços médicos e cuidados geriátricos”, prometeu Xi.
Estas questões são importantes para todas as famílias e também uma das principais prioridades do governo, ressaltou. “Devemos trabalhar juntos para solucionar estas questões.”
Enquanto busca seu desenvolvimento, a China também abraçou o mundo e cumpriu sua responsabilidade como país de relevância, acrescentou Xi.
“Não importa como o panorama mundial possa evoluir; a paz e o desenvolvimento continuam sendo a tendência fundamental, e só a cooperação para benefício mútuo pode trazer resultados”, disse o presidente chinês.
Confiando nas pessoas
O ano de 2023 não foi fácil para a China. Apesar do lento crescimento mundial, a China navegou contra ventos econômicos adversos e resistiu ao teste dos grandes desastres naturais.
“Tendo suportado a tormenta, a economia chinesa está mais resiliente e dinâmica do que antes”, disse Xi no discurso de domingo.
“As pessoas são aquelas para quem olhamos quando lutamos para superar todas as dificuldades ou desafios”, destacou Xi.
No discurso, citou que em 2023, algumas empresas passaram por momentos difíceis, algumas pessoas tiveram dificuldade por encontrar emprego e satisfazer suas necessidades básicas, e alguns locais foram afetados por inundações, tufões, terramotos ou outros desastres naturais.
“Tudo isto está presente em minha mente”, disse ele.
Olhando para o futuro, Xi apelou aos esforços para avançar com firmeza a modernização chinesa, aplicar plena e fielmente a nova filosofia de desenvolvimento em todas as frentes, acelerar a formação do novo paradigma de desenvolvimento, promover o desenvolvimento de alta qualidade, buscar o desenvolvimento e garantir a segurança.
O presidente chinês também prometeu apoio contínuo a Hong Kong e Macau para aproveitar seus distintivos pontos fortes, se integrar melhor no desenvolvimento geral da China, bem como garantir prosperidade e estabilidade a longo prazo.
“Com certeza, a China será reunificada, sendo que todos os chineses em ambos os lados do Estreito de Taiwan devem estar unidos a um senso comum de propósito e compartilhar a glória do rejuvenescimento da nação chinesa”, acrescentou.
Tornando o mundo um lugar melhor para todos
O presidente chinês disse em seu discurso de Ano Novo que os conflitos ainda persistem em algumas partes do mundo.
“Iremos trabalhar em estreita cooperação com a comunidade internacional para o bem comum da humanidade, estabelecer uma comunidade com um futuro compartilhado pelas pessoas e tornar o mundo um lugar melhor para todos”, disse Xi.
A Iniciativa Cinturão e Rota (BRI), proposta pela China, oferece uma plataforma para formar uma comunidade com um futuro compartilhado pela humanidade mediante uma cooperação diversificada e de alta qualidade.
Na esfera da BRI, a China assinou mais de 200 documentos de cooperação com mais de 150 países e mais de 30 organizações internacionais. De 2013 a 2022, o valor acumulado do comércio entre a China e os países da BRI alcançou US$ 19,1 trilhões, com uma taxa média de crescimento anual de 6,4%.
A nível bilateral e multilateral, a China estabeleceu comunidades de futuro compartilhado com um número crescente de parceiros sob diferentes formas. A Iniciativa de Desenvolvimento Mundial e a Iniciativa de Segurança Mundial propostas pela China ganharam o apoio de mais de 100 países, sendo que a Iniciativa de Civilização Mundial também foi bem recebida.
FONTE CGTN